quarta-feira, 25 de março de 2009

I have a dream - Eu Tenho Um Sonho!

A desigualdade social entre as cidades americanas no período dos anos 70 e 80 foi sempre marcada por grandes conflitos. Atualmente, sabe-se que esse tipo de consequência é gerado pela má distribuição de renda e desemprego, resultando em violência e pobreza.
Assim se conduzia a grande batalha de Martin Luther King Jr.: nascido na cidade de Atlanta, na Géorgia, sempre sofreu preconceitos, por ser negro e pobre. A discriminação racial naquela época era nítida. Pastor protestante e ativista político, King começou a lutar pelos direitos civis após testemunhar a prisão de Rosa Parks, mulher negra que não quis dar o lugar em que estava no ônibus a uma pessoa branca. Depois disso, Luther King travou uma batalha contra a desigualdade social.
Através de várias campanhas, como a “Não Violência”, ganhou prêmio Nobel da Paz, em 1964. Hoje, Martin Luther King Jr.é lembrado por suas grandes frases:

"Estamos aqui hoje, para dramatizar nossa vergonhosa condição".
Atualmente podemos ver resultados traçados nessa batalha de King, como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América, Barack Hussein Obama II.

"I Have a Dream" torna-se realidade. A discriminação sempre deixa marcas profundas em uma sociedade, e a igualdade de direitos civis, não produz direitos iguais automaticamente .

As eleições presidenciais americanas representaram algo sem precedentes na história.
A candidatura de Barack Obama foi uma grande surpresa para todos, o qual possuía sempre um discurso forte e inovador. Mostrou capacidade de mobilizar jovens descrentes das participações políticas para construírem em conjunto um mundo mais justo e fraterno, como o antigo e celebre discurso: "Yes, We Can”.

Por Jéssica Soraya

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhe!
Reclame!